Informação prática

Guia Marrocos

Guia Marrocos

Para se viajar em Marrocos não é preciso visto de entrada. Você só precisa de trazer o seu passaporte válido por pelo menos 6 meses. A entrada por qualquer tipo de fronteira terrestre ou aeroporto é fácil e sem grandes procedimentos. A polícia marroquina é de maneira geral muito acolhedora e simpática.

Marrocos tem 32,3 milhões de habitantes.

10 milhões de turistas visitaram Marrocos em 2013. Marrakech e Agadir receberam dois terços do total de turistas recebidos.

O Dirham marroquino é a moeda oficial de Marrocos desde 1958 e seu símbolo DH. As notas em circulação são de 10, 20, 50, 100, 200 dirhams. As moedas em circulação são 10, 20 e 50 centavos e ainda 1, 2 e 5 dirhams.

O idioma de educação, administração e meios de comunicação social (mídia) é o árabe clássico mas no cotidiano é o árabe darija (árabe marroquino) e o berbere que são falados. Vários idiomas berberes são falados principalmente na região do Rif, do Atlas e do Souss. A maioria dos marroquinos falam francês e espanhol nas zonas costeiras norte e sul para lá de Sidi Ifni.

As Línguas oficiais de Marrocos são então o Árabe e o Amazigh. Outros idiomas falados são os dialetos árabes Darija e o Hassani, Chleuh, Rif e Tamazight. Assim, um jovem berbere irá ouvir falar árabe clássico na escola, quando for para casa vai falar com os seus pais em berbere e se for ao centro da cidade comprar um jornal poderá ter que falar darija se o vendedor for árabe.

O sistema político de Marrocos é uma monarquia constitucional cujo governante actual é o Rei Mohammed VI da dinastia Alauíta, estabelecida desde o século XVII. O rei de Marrocos é casado com a princesa consorte Salma Bennani com a qual tem dois filhos o príncipe Moulay el-Hassan e a princesa Lalla Khadija.

O Islão sunita é a religião oficial de Marrocos. Cristãos e judeus são uma minoria e existem igrejas e sinagogas em várias cidades do reino.

A eletricidade em Marrocos é 220 ​​V, e as tomadas e fichas eléctricas são normais com de dois pinos conhecido como o Europlug. Iguais a Portugal e Brasil. É provavelmente a ficha mais utilizado internacionalmente, encontrado em toda a Europa continental e em partes do Oriente Médio, assim como grande parte da África, América do Sul, Ásia Central e as ex-repúblicas soviéticas. Se você tiver um computador ou alguma tomada com saída dos EUA então você precisa de um adaptador.

Como ir a Marrocos - Info Prática

Como ir a Marrocos – Info Prática

Os únicos postos fronteiriços terrestres abertos são os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla e a fronteira com a Mauritânia bem a sul. A fronteira com a Argélia está fechada há muitos anos.

O maior acontecimento no calendário marroquino é o mês do Ramadão durante o qual os muçulmanos jejuam durante o dia e quebram o jejum a partir do pôr do sol. A maioria dos restaurantes estão fechadas para almoço. Viajar durante o Ramadão em Marrocos é possível e as restrições religiosas não se aplicam aos não-muçulmanos, mas é preciso ter atenção e respeitar, abstendo-se de comer, beber ou fumar em público durante o tempo de jejum.

Pode-se apanhar um barco desde Espanha até Marrocos. Cruzando o Estreito de Gibraltar a partir das cidades espanholas de Algeciras (cerca de 2 horas de viagem) ou da cidade de Tarifa (com barco rápido que demora cerca de 40 minutos). De Tarifa vê-se África – Marrocos do outro lado, a distância é só de 14km separando os dois continentes.

Geralmente os bancos estão abertos de segunda a sábado, das 8h30 às 16h. Na sexta-feira fecham das 12h às 14h30.

As lojas e comércio local estão abertos de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 16h às 20h ou 21h. Há muitas lojas no centro das cidades que ficam abertas até à meia noite.

Os aeroportos de Marrocos com maior fluxo de passageiros em 2013 foram o Aeroporto Mohammed V em Casablanca, o Aeroporto Menara em Marrakech, o Aeroporto Al Massira em Agadir, o Aeroporto Ibn Batouta em Tânger e o Aeroporto Saiss em Fez.

A Embaixada do Portugal em Marrocos situa-se na Rue Thami Lamdouar nº5, Souissi em Rabat. Telefones: (+212) 537 75 64 46 / 47 / 49 / 50. A Embaixada de Marrocos em Portugal situa-se na Rua Alto do Duque, 21 (Ao Restelo) em Lisboa. Telefones: (+351) 213008080.

A Embaixada do Brasil em Marrocos situa-se na Avenue Al Jacaranda M-10, Secteur 2 Hay Riad em Rabat. Telefones:(+212) 537 71 46 63 ou (+212) 537 71 46 13 ou (+212) 537 71 61 10. A Embaixada de Marrocos no Brasil situa-se na SEN-Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2, Asa Norte em Brasilia. Telefones: (+55) 61 3226-2288 ou (+55) 61 3321-3994.

A Delegação Oficial do Turismo de Marrocos em Portugal situa-se na Rua Artilharia Um, loja A-79/85 em Lisboa 1250-038. Telefone: (+351) 213 885 871.

Povoação berbere nas Montanhas do Atlas

Povoação berbere nas Montanhas do Atlas

Os locais UNESCO Património Mundial da Humanidade em Marrocos são Medina de Fez, Medina de Marrakech, Ksar de Ait Benhaddou, Medina de Tetuão, Medina de Essaouira, Cidade romana de Volubilis, Centro Histórico de Meknès, Cidade portuguesa de Mazagão e o Conjunto histórico de Rabat.

Os locais em tentativa de entrar na lista UNESCO Património Mundial da Humanidade em Marrocos são Moulay Idriss Zerhoun, Taza e a Grande Mesquita, Mesquita de Tinmel, Ruínas de Lixus, El Gour, Gruta de Taforalt, Parque Natural de Talassemtane, Região de Dragonnier Ajgal, Lagoa de Khnifiss e o Parque Nacional de Dakhla.

Com mais de 210 espécies de aves e 105 espécies de mamíferos, os parques nacionais em Marrocos são um verdadeiro sonho para os amantes da natureza. Estes proporcionam boas caminhadas e avistamento de criaturas exóticas como flamingos, os animais mais comuns como a raposa vermelha e 29 espécies ameaçadas de extinção.

Volubilis situada a 30 km a norte de Meknes próximo da cidade sagrada de Moulay Idriss, tem as maiores ruínas romanas de Marrocos.

Negocie e regateie tudo, mesmo quando os preços estão marcados. Nos bazares, nos táxis, em lojas de souvenires (especialmente aqui). Na verdade, apenas os bilhetes de autocarro / ônibus e comboio / trem, supermercados e contas de restaurantes não são negociáveis.

Terraço de um riad em Marrakech

Terraço de um riad em Marrakech

Marrocos tem uma grande variedade de alojamento. Encontrar o hotel perfeito para as suas férias é muito importante. A maioria das cidades turísticas de Marrocos têm muitos hotéis, pousadas, pensões e auberges. Do excêntrico 5 estrelas à pensão de 10 euros por noite, Marrocos tem tudo isso e muito mais. Esta página tem uma boa selecção de hotéis de luxo, hotéis económicos, riads luxuosos, riad baratos, tudo para que você possa escolher o seu alojamento.

Nenhuma vacina é exigida ou necessária para viajar em Marrocos. Evite beber água da torneira e os vendedores ambulantes. Compre água mineral de nascente engarrafada de marcas como Sidi Harazem, Immouzzer, Sidi Ali e Oulmès. Pergunte antes de nadar na barrancos. Tome precauções contra o sol se viajar nas zonas do deserto, montanhas com neve e praia. Em todas as cidades há vários hospitais, em pequenas povoações há sempre um pequeno posto de saúde, e em zonas mais remotas não há nada. Há farmácias em todas as grandes cidades, médias e pequenas povoações de Marrocos.

O minarete mais alto do mundo é o da Mesquita Hassan II em Casablanca, com uma altura de 200 metros (um minarete é a torre da mesquita). A inauguração da Mesquita Hassan II foi em 30 de agosto de 1993.

Em Marrocos cidades como Marrakech e Casablanca são as mais famosas de todo o reino. As sete maiores cidades de Marrocos são Casablanca – a capital económica com 3.2 milhões de habitantes, Rabat – a capital governamental com 1.8 milhões de habitantes, Fez – a capital espiritual com 1 milhão de habitantes, Marrakech, o primeiro destino turístico do país com 1 milhão de habitantes, Tânger – Tax Free Zone e o maior porto comercial com 700 mil de habitantes, Meknes de capital agrícola do norte com 500 mil de habitantes e Agadir – a capital agrícola do sul e maior porto de pesca com 500 mil habitantes.

Paisagem do Deserto do Saara

Paisagem do Deserto do Saara

O clima em Marrocos divide-se em sete sub-regiões: as planícies do Atlântico Norte, as planícies Doukkala na Bacia do Souss, os planaltos do interior, a costa do Mediterrâneo e do Rif, o Médio e Alto Atlas, Anti-Atlas e pré-Sahara e por último a área saariana. O tempo nestas regiões é determinado pelos diferentes tipos de influências climatéricas. Marrocos sofre então influências oceânicas, influências Mediterrânicas, influências montanhosas e influências desérticas. Marrocos é caracterizada por uma precipitação muito marcante principalmente na parte Noroeste do Reino. Marrocos tem clima subtropical tipico do Noroeste africano. É caracterizado por um clima muito diferente em diferentes regiões pois nas zonas costeiras tem um clima temperado, enquanto que a sul o clima é desértico e quente.

A cultura em Marrocos é uma mistura de dois povos principais, os Berberes – povo autóctone e os Árabes que chegaram à região no século VII. Há ainda e durante vários séculos fortes influências africanas sub-sarianas devido às trocas comerciais com caravanas de camelos que atravessavam o deserto na Rota Marrakech – Sijilmassa – Timbuktu. Por último e também muito marcantes são as influências europeias de povos como os franceses, portugueses e espanhóis.

Dados Gerais de Marrocos

  • Nome oficial: Reino de Marrocos
  • Regime político: Monarquia constitucional, democrática, parlamentar e social
  • Rei: Mohammed VI (desde 30 Julho 1999)
  • Primeiro-ministro: Abdelilah Benkirane (29 de Novembro 2011)
  • Área territorial: 710 850 KM2
  • Capital: Rabat
  • Principais cidades: Casablanca, Fes, Marraquexe, Tangêr, Meknes, Agadir, Oujda, Ouarzazate, Laayoune
  • Idiomas oficiais: Amazighe, árabe
  • Idiomas falados: Francês (idioma económico), dialectos árabes (darija, hassaniya), dialectos berberes (tarifit, tachelhit, tamazight)
  • Dinheiro: Dirham marroquino MAD – €1 euro +- 11 MAD ou R$1 real +- 3,5 MAD
  • Clima: clima predominantemente mediterrâneo, temperado a Oeste e ao Norte pelo Oceano Atlântico. No interior o clima é mais continental com grandes amplitudes térmicas. A zona as Montanhas do Atlas é um pouco húmido e tem neve frequentemente. No Sul o clima é desértico.

Dados Demográficos de Marrocos

  • População: 32 milhões de habitantes
  • Crescimento demográfico: +1,4%
  • Taxa de alfabetização: 57% (84% entre os 14-24 anos)
  • Religião: Islão sunita da escola maliquita

Dados Económicos de Marrocos

  • PIB: 91 Md$ (2010)
  • PIB por habitante: €2371 euros / R$7952 por habitante (2010)
  • Taxa de crescimento económica: 4% (2010)
  • Taxa de desemprego: 9,2% (2010)
  • Taxa de inflação: 0,9% (2010)
  • Principais exportadores: França 24,5%, Espanha 18%, Índia 5%, Itália 4,6%, Estados Unidos 3,5%
  • Principais importadores: rança 15,7%, Espanha 12,1%, China 7,5%, Estados Unidos (7,1%),
  • Itália 6,5%
  • Parte dos sectores de actividades no PIB: Agricultura 17%, Indústria 22%, Serviços 61%

Procure alojamento em Marrocos:

Booking.com