Viver em Marrocos

Em Marrocos há mais de 100.000 estrangeiros que decidiram ficar por razões de trabalho, reforma, estudantes expatriados ou simplesmente há procura de uma oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida.

Apesar de mudar para Marrocos ser uma experiência única, há certas dificuldades que muitos dos estrangeiros têm em se adaptar à nova forma de vida marroquina.

Assim durante a sua fase de transição, há várias questões que se perguntam tais como onde arranjar uma casa, como fazer o cartão de residência, obtenção de contrato de trabalho, integração na nova sociedade.

Para facilitar a sua mudança para Marrocos, este guia prático oferece informação que abordam os aspectos mais importantes da sua instalação. Você encontrará aqui uma multitude de informação, conselhos práticos, endereços úteis para facilitar a sua nova vida sob o Sol marroquino.

1 – Marrocos, Noções gerais

Situado na região Noroeste de África, Marrocos faz fronteira com a Argélia a Este, com a Mauritânia a Sul, com o Oceano Atlântico a Oeste e com o Mar Mediterrânico e o Estrito de Gibraltar a Norte.

Encruzilhada de civilizações, o Marrocos é marcado por diversas influências culturais: amazighes, árabes, islâmicas, judaicas, cristãs, mediterrânicas, romanas, espanholas, portuguesas, francesas, etc.

Dentro desta diversidade cultural junta-se ainda uma variedade geográfica. Na verdade, Marrocos conta com uma série de paisagens completamente distintas, podendo passar do deserto à montanha, pelos campos férteis, mais de 3500 KM de costa, planaltos, florestas, praias, clima alpino, etc.

3- Instalar-se em Marrocos, Factores administrativos

Como se inscrever nas embaixadas ou consulados

À sua chegada a Marrocos, uma das primeiras coisas que deve fazer é apresentar-se na sua embaixada para se inscrever e matricular. Apesar deste procedimento não ser obrigatório, é importante a nível administrativo. Esta inscrição consular permite-lhe, aceder na sua embaixada, a todos os procedimentos legais e documentos legais (certidão de nascimento, casamento) e de poder até fazer documentos de identidade pessoal caso necessite (bilhete de identidade DNI, passaporte).

Como fazer o cartão de residência – carte séjour

Estadia com menos de 3 meses: o seu passaporte é obrigatório para entrar em Marrocos e permite à partida ficar até 3 meses, que corresponde à estadia turística normal. No caso que você queira prolongar a sua estadia no território marroquino, deverá então regularizar a sua situação para obter um cartão de residência que em Marrocos se chama “carte de séjour”, ou poderá ainda pedir uma prolongação única de 3 meses se não tiver todos os documentos necessários para pedir a carte séjour.

Carte séjour marroquino: o pedido de cartão de residência em Marroco faz-se junto da “Préfecture de Police” da sua cidade de residência. Um escritório inteiramente dedicado aos estrangeiros acompanhará todo este processo – este escritório chama-se “bureau des etrangers”.

Após entregar e o seu dossier ser aceite, deverá receber um recibo chamado “récépissé”, o qual deverá conservar consigo. Uma carte séjour provisória será entregue dentro de dez ou quinze dias mais tarde.

Para receber o seu cartão de residência permanente, deverá esperar de dois a quarto meses, com a obrigação de se apresentar na policia cada mês, com a finalidade de carimbar a sua carte séjour provisória.

Os papéis que deverá juntar para preparar o seu dossier de pedido de “carte séjour” mudam dependendo do tipo de estatuto que você tem: salariado, investigador, estudante ou reformado.

NOTA: atenção que deverá entregar 2 dossiers iguais. Um é para a polícia local outro seguirá para Rabat.

Documentos necessários para obter cartão de residência marroquino:

Investidores estrangeiros:

  • passaporte válido + página com o último carimbo de entrada em Marrocos
  • contrato de arrendamento legalizado ou registo de propriedade de casa em Marrocos
  • 8 fotos tipo passe
  • 1 selo especial de 100 MAD
  • 3 últimos extratos da sua conta bancária em Marrocos
  • 3 últimos extratos da sua conta bancária no país de origem

continua…

Como trabalhar em Marrocos

continua…

Como desalfandegar o seu carro / veículo próprio

continua…

Como trazer o seu animal de estimação – cão ou gato

continua…

Este é um guia prático para estrangeiros em Marrocos. Esta página não é um documento oficial e por isso toda a informação aqui escrita pode estar desactualizada ou ter mudado. Informe-se melhor junto à sua embaixada.

Procure alojamento em Marrocos:

Booking.com